CrossFit - O treino "da moda" é indicado para você?

Após o Kettlebell, a mais nova moda das academias é o CrossFit. Relativamente recente, o método de treinamento foi criado pelo treinador americano Greg Glassman na década de 90. O treino consiste de uma variedade de exercícios funcionais em alta intensidade, envolvendo movimentos do dia-a-dia, levantamento olímpico, corrida e exercícios de ginástica envolvendo múltiplas articulações. Segundo alguns sites especializados em CrossFit, ele é um programa de treinamento voltado para "preparar as pessoas para qualquer demanda física", ou ainda, segundo definição do site CrossFit Brasil, "é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas; são elas: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão". Dessa forma, seria o CrossFit o método ideal de treino para todas as pessoas? A resposta, obviamente, é não!

Em estudo de  Smith et. al. (2012), publicado na maior revista da área de educação física no mundo, o Journal of Strength and Conditioning Research, de 54 participantes, apenas 43 completaram o estudo. 11 indivíduos sofreram algum tipo de dor ou lesão durante os treinos que impossibilitaram o prosseguimento no estudo. Paul Taro Hak, em estudo também na mesma revista, avaliou a prevalência de lesões em praticantes de CrossFit. O estudo revelou incidência de 3,1 lesões em indivíduos a cada 1000 horas de treinamento. Outro dado preocupante: dos 132 praticantes, 73,5% (97 indivíduos) apresentaram algum tipo de lesão durante a prática. 7% (9 praticantes) reportaram ainda um total de 186 lesões que ocasionaram posterior cirurgia. As articulações mais afetadas foram os ombros e a coluna vertebral. Dessa forma, podemos dizer com certeza que o CrossFit é o método de treinamento que mais promove lesão, principalmente em iniciantes.

Se você pretende treinar CrossFit, sugiro que faça um bom trabalho de fortalecimento muscular e articular primeiro para que o risco de lesão seja minimizado, não treine com cargas excessivas e tome MUITO cuidado com exercícios que utilizem a articulação gleno-umeral (ombros) e a coluna (como os levantamentos).