Alongamento reduz lesões?

Muito se tem discutido a respeito dos benefícios do alongamento muscular. Muita gente acredita que ele é capaz de prevenir lesões. Já outras acreditam que o alongamento não promove nenhum benefício. Alguns estudos realizados sobre o tema apresentam algumas conclusões, conforme citarei abaixo.

 

O alongamento, se realizado antes do treinamento, não previne lesão durante a sessão de treino. Tem-se um decréscimo na força muscular provocado pelo alongamento no início do treino, não sendo recomendada a sua execução se o indivíduo está treinando força/hipertrofia muscular. Já o alongamento pós-treino pode ser trabalhado de maneira bem leve como relaxamento para a musculatura solicitada no treinamento. Porém, se executado de maneira muito intensa também pode gerar dano à musculatura

 

O alongamento, se realizado num período separado ao trabalho de força, promove maior elasticidade da musculatura, ajudando no aumento da tolerância da musculatura ao estiramento e, efetivamente, diminuindo o risco de lesão por estiramento muscular, além de promover maior flexibilidade e auxiliar na manutenção da boa postura. Mas é importante realizar sempre um aquecimento prévio da musculatura antes do trabalho de flexibilidade, para evitar lesões decorrentes do alongamento com a musculatura "fria".

 

Portanto, o alongamento é útil desde que não seja realizado antes de um treinamento de força, devendo ser realizado num período à parte, devendo durar de 15 a 45 segundos aproximadamente para cada musculatura alongada. Além disso, é fundamental a continuidade para que os benefícios possam ser duradouros.