Aprendendo a correr corretamente

É freqüente verificar nas academias, parques e praças, pessoas caminhando ou correndo em má postura, o que pode ocasionar dores e lesões. Para manter uma boa postura durante o exercício, veja abaixo algumas dicas:

 

- mantenha a cabeça ereta e o olhar no horizonte, mantendo o pescoço relaxado.

 

- mantenha os ombros ligeiramente para trás e relaxados, de maneira que não fiquem próximos ao pescoço e à cabeça.

 

- alternar braço esquerdo com perna diretia e braço direito com perna esquerda. Não "trave" o movimento dos braços e mantenha um ângulo de aproximadamente 90 graus entre o braço e o antebraço (articulação do cotovelo).

 

- manter as costas eretas e o quadril encaixado. O abdomen deve ficar contraído o tempo todo.

 

- os joelhos devem subir quase na altura do quadril quando a perna for à frente e o contato com o solo deve ser feito com o calcanhar primeiro, para depois apoiar com a sola. A finalização deve ser feita com os dedos e o calcanhar deve subir quase à altura do glúteo quando os pés deixarem o solo.

 

Com essas dicas você poderá melhorar sua técnica de corrida e evitar possíveis lesões. Mas lembre-se que o comprimento da passada deve manter-se automático. Aumentar ou diminuir a passada pode significar aumentar o gasto energético, o que não é vantajoso se você for competir.

 

Abraço e bom treino!