Aumentando a força: Creatina, BCAA e Whey Protein funcionam?

 

Os suplementos nutricionais são muito procurados por praticantes de musculação que desejam aumentar a massa muscular sem recorrer a fontes ilícitas como os esteroides anabolizantes. Alguns dos suplementos mais utilizados são a Creatina, o BCAA e o Whey Protein. Mas será que estes suplementos realmente funcionam? São considerados seguros? Vejamos a seguir:

A Creatina é uma substância que é encontrada no nosso próprio organismo. A comercialização da creatina como suplemento nutricional chegou a ser proibida no Brasil, porém sua venda como medicamento era permitida. Hoje em dia a creatina está liberada pela Anvisa, pois não existem estudos condenando a sua utilização. O único senão é que sua suplementação deve vir acompanhada de grande ingestão hídrica para evitar uma sobrecarga renal. Os efeitos da creatina são: aumento da força e do volume muscular, além de aumentar a energia para a execução do trabalho da musculatura.

Os BCAAs são aminoácidos de cadeia ramificada, também encontrados no organismo humano. Estes aminoácidos atuam reduzindo a fadiga no exercício prolongado (acima de 1h de duração) e também existem relatos na literatura que os BCAAs podem atuar melhorando o sistema imunológico e a cicatrização. Sua suplementação não tem nenhuma contra-indicação.

O Whey Protein é uma proteína encontrada no soro do leite, que atua na musculatura repondo a proteína depletada durante o exercício físico. É recomendada para indivíduos que não têm uma boa alimentação, principalmente se deficitária em proteínas. Deve ser ingerida preferencialmente após o treino para repor a proteína gasta de uma maneira bem rápida e eficiente. Porém, não se deve exagerar: um indivíduo adulto deve consumir diariamente 0,8 g de proteína por kg de peso corporal. Atletas devem consumir cerca de 1,6 g por kg de peso corporal. Níveis de ingestão de proteínas acima destes mencionados não são absorvidos pelo organismo e acabam sendo excretados.

Conhecido um pouco mais sobre cada um desses suplementos, o ideal é que se você pretende utilizá-los, consulte um nutricionista esportivo para mensurar a quantidade ideal que você deve consumir diariamente de acordo com sua alimentação e suas características. Lembre-se que nenhum exagero é saudável.