Benefícios das frutas para a saúde

 

As frutas são alimentos fundamentais para a obtenção de diversos nutrientes. Para se ter uma idéia da importância destes alimentos, uma pesquisa recente do Instituto Catalão de Oncologia mostrou que a mortalidade é 21% menor em indivíduos que consomem frutas frescas em relação a indivíduos que não consomem. Cada fruta tem um benefício particular para nossa saúde. Abaixo listo uma relação de frutas e seus benefícios:

 

- Abacate: Possui vitaminas do complexo B, E e Potássio. Ações: anti-reumático, melhora o sistema digestivo, laxativo. Também pode auxiliar na bronquite, cálculos renais, dores de cabeça , eczema, colesterol, úlcera gástrica e duodenal, tosse, rouquidão, artrite e também ajuda na cicatrização.

- Abacaxi: Possui vitaminas A, B, C, além de fósforo, potássio e cálcio. Ações: facilita a digestão, atua no combate a artrite, é germicida, oxidante forte, desobstrutivo do fígado, antiictério, anti-hidrópico, antidiftérico, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.

- Acerola: rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de ferro, cálcio, fósforo, manganês e magnésio. Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e atua no combate à anemia.

- Ameixa: rica em vitaminas C e E, potássio, fósforo, sódio, magnésio, cálcio, betacaroteno e fibras. Tem efeito purgativo e combate o envelhecimento, rouquidão, gripe, tosse, problemas digestivos, gastrite e cólicas.

- Banana: Possui vitamina C e do complexo B, rica em potássio, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, betacaroteno e ácido fólico. Ações: Antidiarréica, calmante, lactígena, antianêmica, podendo ajudar a controlar a hipertensão arterial. Deve constar no cardápio de todos que fazem atividade física.

- Cereja: Rica em vitamina C, acido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fosforo e flavonódes. É um poderoso antioxidante e ajuda fortalecer o sistema imunitário. Muito bom para tratamento de gota, acne, insónia, reumatismo e inflamação da garganta. Ações: Alcalinizante, remineralizante, antidisintérrica, e eficiente contra a arteriosclerose.

- Coco: Rico em vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C, e sais minerais como, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, e cloro. Ações: calmante, febrífugo, vermífugo. A polpa do coco é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. Seu conteúdo em potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados.

- Figo: Rico em fosforo, cálcio, potássio e magnésio. Expectorante, é indicado para dores de garganta, gripe, tosse, bronquites, cálculos, ulceras, diarréia, insônia e queimaduras do sol.

- Goiaba: Possui vitaminas A, B1, C, fósforo, ferro, cálcio, zinco e fibras. A goiaba é uma fruta de grande beneficio para o nosso organismo, auxilia no combate as infecções, reduz o nível do colesterol, tosse, diarréia, hemorragias, ajuda no emagrecimento e previne o reumatismo. Pode inclusive ajudar a combater os tumores.

- Laranja: Rica em vitamina C, ajuda a combater resfriados, gripe, diminui o colesterol, ainda tem propriedades anticancerígenas. Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio. Possui ação antiescorbútica, aperiente, reguladora intestinal, laxante, diurética, anti-reumática, anti-histérica, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, emenagoga, antinefrítica, depurativa, etc.

- Limão: Rico em vitamina C, potássio e cálcio. Eficaz nos tratamento resfriados, gripe, infecções por parasitas, melhora a circulação sanguínea, e muito bom para o sistema nervoso. Também é eficaz contra alergias, estresse, fadiga, dor de cabeça, congestão, cânceres, processos lentos de cicatrização e outros males. Seu suco é aperiente, diurético, febrífugo, anti-reumático, antiescorbútico, antisséptico, adstringente, vulnerário, antivomitivo, dissolve os cálculos;combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc.)

- Maçã: Possui vitaminas do complexo B, vitamina C, E, magnésio, cálcio, fosforo, potássio, cobre e zinco. É eficaz no tratamento da obesidade, problema intestinal, digestivo, fígado, colesterol, cálculos, reumatismo, arteriosclerose, artrite, febre, resfriado, cistite e fortalece o sistema imunitário. Sua casca possui nutrientes, antioxidante e substancia que evitam a proliferação de células cancerígenas, incluindo as células do cólon, da mama e do fígado. A maçã tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarréia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A maçã pode, ainda, diminuir a taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo, gota e artrite, além de previnir a anemia.

- Mamão: É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, além de conter vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (provitamina A). Este fruto possui uma enzima chamada papaína, que auxilia na digestão, fígado, prisão de ventre, gripe, hérnias, desidratação, além de proteger o organismo contra o câncer. Ações: laxante, diurético, emoliente e refrescante.

- Manga: Possui vitaminas C, do complexo B, magnésio, zinco, cálcio, ferro, fosforo, potássio, fibras e betacaroteno. Auxilia no combate acidez, doença do estômago, problemas cardíacos, diurético e ainda ajuda controlar a tensão arterial, a tratar anemia e fortalece o sistema imunitário. A manga ajuda a purificar o sangue e um bom diurético. Pura ou em sucos combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal. Possui ações anticatarral, antiescorbútica, depurativa, refrescante, diaforética, digestiva.

- Maracujá: Rico em vitamina C e niacina (vitamina do complexo B). Contém ainda ferro, cálcio, fósforo e fibras. Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções. Ações calmante e emoliente. Muito usado na coqueluche.

- Melancia: Rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, potássio, fósforo e betacaroteno. Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui licopeno e glutationa, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular, retardando os sinais do envelhecimento. É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta. Possui ações calmante, diurética e refrigerante.

- Melão: Possui vitaminas A, do complexo B e vitamina C. Ajuda na desintoxicação alimentar, é um hidratante e também auxilia contra a obesidade. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, cobre e enxofre. Por seu alto teor em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas, reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais. Além disso, é fortificante, calmante, laxante, diurético e possui atividade anticoagulante, afina o sangue. Para as mulheres na menopausa uma boa notícia: o melão ajuda a normalizar a menstruação e ativa a circulação.

- Morango: Possui muita vitamina C, betacaroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B5. O morango é muito bom para dietas de emagrecimento, ajuda prevenir o câncer, e algumas doenças cardíacas, e a reduzir o nível do colesterol, anemias, fadigas e doenças da pele, além de estimular os processos de absorção do organismo infantil. Ações: diurético, anti-reumático, alcalinizante, febrífugo, depurativo do fígado, laxante, eupéptico, tônico nervino.

- Pêra: Possui vitaminas A, do complexo B, vitamina C, silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras. A pêra é indicada para diabéticos, emagrecimento, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga, aparelho urinário, indigestão, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação. A pêra contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Ações: diurética e hipotensora.

- Pêssego: Rico em vitaminas A, C, D, iodo, magnésio, manganês, ferro, cobre, fosforo, cálcio, fibras e flavonóides. Pelo os nutrientes que possui, beneficia o intestino, aparelho digestivo, sistema nervoso, reduz o colesterol, reumatismo, reduz a hipertensão arterial, e ainda pode contribui para proteger contra o câncer e doença cardíaca, além de evitar problemas de pele. É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.

- Romã: Possui vitaminas A, do complexo B, ferro e cálcio. A romã é ótima para visão, pele, auxilia na má circulação, também ajuda na eliminação de líquidos, e é capaz de previnir doenças cardíacas e tumores. Suas raízes são tenífugas.

- Uva: Rica em vitaminas do complexo B, C, potássio e carotenos. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. É indicada nos casos de ácido úrico, colesterol, obesidade, prisão de ventre, bronquite, previne contra o câncer, reduz a hipertensão arterial e alivia as perturbações urinarias.

A uva vermelha possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos. Já a uva verde tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol. É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa e tônica para o sistema nervoso.

 

Abaixo deixo o link para uma reportagem sobre os benefícios das frutas:

 

https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/08/saiba-quais-sao-frutas-indicadas-para-cada-faixa-etaria.html

 

 

 

Referências:
https://ritasousa.net/conheca-os-beneficios-de-58-frutas-e-legumes-que-traz-a-saude
https://www.30epoucosanos.com/2009/01/frutas-e-seus-benefcios-para-sade.html
https://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=20