Como acelerar a queima calórica?

Estou aplicando em alguns alunos algo que aprendi em uma aula da minha pós-graduação. Há uma maneira de se otimizar o gasto energético durante e após uma atividade aeróbia. Trata-se do treinamento concorrente. Já falei sobre ele aqui anteriormente, porém enfatizando o prejuízo que ele acarreta se o objetivo do praticante for o aumento da massa muscular (há hipertrofia, porém cerca de 1/3 do ganho de um treino de força isolado, sem o componente aeróbio).

Porém, se de um lado há um prejuízo, quando o objetivo do praticante é a perda de gordura há um grande benefício. Em estudo realizado por DRUMMOND et. al. (2005), encontrou-se que o treinamento aeróbio, quando precedido por um treino de força de alta intensidade para a musculatura envolvida, aumenta o gasto energético da atividade aeróbia, quando comparado a atividade aeróbia isolada ou a atividade aeróbia feita antes de um treino de força. Isso ocorre devido ao gasto energético proporcionado pelo déficit de oxigênio na musculatura envolvida na atividade. Traduzindo: se quisermos aumentar a queima de calorias de uma atividade como a corrida, devemos realizar um treino intenso (mais de 9 séries de exercícios) para membros inferiores. Além disso, o gasto energético se mantém elevado por até 6 horas após a atividade, enquanto o gasto energético da corrida isoladamente se mantém elevado aproximadamente 45 minutos, e depois volta ao consumo de repouso. Dessa maneira, a musculação antes da corrida é uma arma eficaz no combate à gordura corporal!

Mas não queira fazer o treino da sua cabeça. A escolha correta dos exercícios de musculação e a prescrição do exercício aeróbio adequado e na intensidade certa cabe a um profissional de educação física capacitado. Sabe-se que o treinamento excessivo provoca diversos prejuízos ao organismo, então confie a um profissional a supervisão do seu exercício e colha ótimos resultados!