Como aumentar a massa muscular?

 

Muita gente procura a musculação como forma de aumentar a massa muscular (normalmente os homens querem hipertrofiar braços e tronco e as mulheres gluteos e coxas). Mas como obter ganhos significativos?

a primeira dica é: determinação e paciência. Para quem inicia um programa de treinamento físico voltado para a hipertrofia, os resultados só começam a aparecer após 8 semanas. Antes disso temos um período conhecido como adaptação neural, no qual há aumento de força do indivíduo sem que ocorra hipertrofia. É normal o exercício se tornar fácil com o passar do tempo e o aumento progressivo de cargas é importante para continuar os ganhos de força.

 

Após a oitava semana de treinamento, o ganho de força se dá pela hipertrofia muscular, o aumento da área de secção transversa do músculo. A musculatura "incha", mas para obter ganhos ainda melhores, é necessário mais uma dica: alimentação correta.

 

Para aumentar a massa muscular, será necessária uma dieta em que você forneça mais calorias do que o corpo precisa habitualmente, chamada de dieta hipercalórica. Para otimizar os resultados, é necessário se alimentar em intervalos de 3 em 3 horas e preferir os alimentos ricos em carboidratos e proteínas. Para saber exatamente o que você deve ingerir numa dieta que ajude na conquista de seus objetivos, consulte um nutricionista especialista em nutrição esportiva.

 

Abaixo envio um link para uma reportagem que assisti no jornal Hoje, que trata justamente desse tema:

 

https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/01/musculacao-e-alimentacao-ajudam-no-aumento-da-massa-muscular.html

 

Numa outra oportunidade discutirei sobre os melhores tipos de treino visando a hipertrofia muscular. Aguardem!

Abraço e bom treino!