Como posso me preparar melhor para a corrida?

As corridas de rua estão se tornando cada vez mais populares. Houve um significativo aumento no número de praticantes nos últimos anos. Mas para começar a correr, é necessário fortalecer toda a musculatura de membros inferiores, abdomen e paravertebrais.

 

Peça ao seu professor que priorize exercícios mais parecidos com os movimentos na corrida, de modo a dar uma especificidade maior ao treinamento. Não esqueça dos pequenos grupos como tríceps sural (panturrilha) e tibial anterior (canela), pois eles fazem toda a diferença em provas de maior duração.

 

É interessante aliar o treino de musculação ao treino da flexibilidade, porém no dia da corrida evite alongamentos muito puxados, pois podem acarretar em um decréscimo no rendimento muscular durante a prova. Prefira um bom aquecimento e um alongamento leve. Utilize exercícios educativos de corrida para melhorar a técnica de movimento.

 

Mantenha-se sempre hidratado, de preferência utilizando reposição de minerais e carboidratos durante a prova. Se quiser ainda evitar a fadiga muscular, utilize-se de suplemento de aminoácidos de cadeia ramificada, os BCAAs.

 

Abraço e bom treino!