Como reduzir as dores no trabalho?

Cada dia mais a exigência do trabalho faz com que as pessoas passem muito tempo sentadas na frente de um computador. Dessa forma, a queixa de dores ocasionadas pela má postura é frequente. Muitas empresas contratam profissionais do esporte para realizar trabalho de ginástica laboral, visando o bem estar de seus funcionários. Porém, se sua empresa não oferece este benefício, aprenda algumas dicas de ergonomia que ajudam na redução das dores:

- cabeça e pescoço: o monitor deve estar posicionado na altura dos olhos, permitindo a visualização do texto com bom alinhamento da coluna vertebral. Se o seu monitor fica numa altura muito baixa, utilize um suporte para elevá-lo, ou um método mais simples como um livro ou uma lista telefônica para deixá-lo em uma posição mais confortável.

 

- punhos: recomendo a utilização de um apoio macio que deixe o punho na mesma altura do mouse e do teclado, como uma pequena almofada ou um mouse pad com suporte para punho.

 

- costas: a inclinação da cadeira influencia na distribuição da pressão. Segundo estudos, um assento com inclinação de 120 graus diminui o trabalho dos músculos paravertebrais, distribui melhor a pressão e diminui a compressão discal.

 

- pés: a utilização de um suporte que deixe o joelho em um ângulo de aproximadamente 90 graus, melhora a circulação e diminui a fadiga.

 

A realização de exercícios de alongamento muscular contribui para a diminuição das dores musculares. Nunca deixe de alongar, seu corpo vai notar a diferença!