Elíptico: Desvendando o aparelho preferido das mulheres

Um dos aparelhos mais populares das academias é o eliptico (ou transport). Preferido pela grande maioria das mulheres, este aparelho promove excelente resultados para quem busca emagrecimento e condicionamento físico. Ele é um simulador dos movimentos de caminhada e corrida, porém com um detalhe diferente: os pés estão sempre em contato com o chão, evitando, assim, o impacto excessivo nas articulações. Podemos, dessa forma, considerar o elíptico como uma fusão entre a esteira e a bicicleta ergométrica.

Talvez o principal benefício do elíptico seja a possibilidade de um alto gasto energético em pouco tempo de atividade. Dependendo da intensidade dos movimentos e da carga utilizada, o gasto energético varia entre 250 e 450 calorias em 30 minutos de exercício. Além disso, por não haver impacto contra o solo, o elíptico é indicado para quem possui problemas articulares ou está acima do peso ideal. Também possibilita uma menor pressão sobre a coluna se comparado à esteira.

Outra vantagem do elíptico é que ele possibilita movimentos para frente e para trás. Pedalando para trás você irá estimular mais os músculos da parte anterior da coxa, como o Quadríceps. Já pedalando para frente, há uma maior solicitação da parte posterior da coxa: Glúteos, Isquiotibiais e Panturrilha (Tríceps sural). O ideal é alternar entre o trabalho para frente e para trás, para obter um desenvolvimento harmônico da musculatura. Utilizando cargas mais elevadas, você sentirá bem o esforço realizado pelos músculos.

Além disso, os "braços" do aparelho permitem uma melhor postura e movimentação de membros superiores, contribuindo para uma harmonia entre braços e pernas. Atento ao fato de ser fundamental o praticante segurar nos braços móveis do aparelho em detrimento do braço fixo, para melhorar o padrão de movimento do exercício e evitar dores ocasionadas por má postura.

Alguns cuidados devem ser observados durante a execução no aparelho. Os pés devem estar sempre em contato total com o solo, evitando ficar nas pontas dos pés, o que pode provocar dores na região do tornozelo. Também é fundamental o praticante manter a postura ereta, sem inclinar para a frente, e manter os joelhos alinhados à linha do corpo. Sprints com cargas elevadas também devem ser evitados, principalmente por iniciantes.

Se você tem a intenção de comprar um aparelho deste, a dica é prestar atenção na amplitude do movimento. Normalmente os melhores aparelhos são aqueles com as rodas maiores, que permitem uma maior amplitude de movimento, tornando o exercício mais confortável. Por uma maior qualidade no exercício, normalmente os preços também são maiores. O ideal para quem quer ter um elíptico em casa é testar o aparelho bem antes de comprar. De preferência, observar os modelos das academias e testá-los por mais de uma vez.