Exercícios com pesos x emagrecimento

 

Muita gente ainda acredita que só é possível perder peso através dos exercícios aeróbios. O que muitos não sabem é que os exercícios com pesos ou outro tipo de resistência também promovem o emagrecimento, através do aumento de massa muscular magra e da elevação da taxa metabólica de repouso. Estudos realizados na área recomendam que as pessoas realizem treinamentos individuais com séries de exercícios de musculação pelo menos 2x na semana. A meta para esse tipo de programa é aumentar a força, resistência e massa muscular.

Um dos motivos para inserir os exercícios com pesos nos programas de emagrecimento é o aumento do gasto energético no repouso (ou seja, você queima mais calorias dormindo ou assistindo TV do que uma pessoa sedentária). Isso ocorre devido ao aumento da massa muscular. Ainda, sabe-se que o aumento do metabolismo de repouso é importante fator para manter o peso ideal após uma redução drástica de peso, como nos casos de dietas restritivas e cirurgia bariátrica.

Outro motivo importante para realizar treinamento com pesos no controle da obesidade é o aumento do VO2 residual após o exercício. Há indicações de que o exercício com pesos causa dramática perturbação homeostática, incluindo elevações no lactato sanguíneo, catecolaminas e hormônios anabolicos. Essa disfunção da situação homeostática pode levar mais do que algumas horas pra se recuperar, mantendo a razão de troca respiratória pós-exercício elevada durante 2 horas e a taxa metabólica de repouso elevada por aproximadamente 15 horas, utilizando a gordura armazenada como fonte de energia nesse período.

Além disso, pesquisas comprovam que o treinamento com pesos promove aumento da capacidade de oxigenação de membros inferiores. Esses dados sugerem que além do aumento de massa muscular, a musculação promove aumento na capacidade aeróbia máxima, trazendo um duplo benefício para quem deseja perder peso.

 

adaptado de: HAUSER, C.; BENETTI, M. e REBELO, F. P. V. (2004) Estratégias para o emagrecimento - Rev. Bras. Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 6 nº1.