Exercícios que mais gastam calorias

Muitas pessoas têm dúvidas com relação ao gasto energético de diferentes tipos de atividade física. Listo abaixo diversas atividades e seus correspondentes gastos energéticos aproximados, para que a escolha pela modalidade possa ser feita de maneira mais esclarecida (valores aproximados para um indivíduo adulto de 70kg. O gasto energético tende a ser maior se o indivíduo é mais pesado):

- Corrida: uma corrida a 12km/h gasta em média 875 calorias por hora de atividade. Já a corrida na esteira na mesma velocidade gasta em média 840 calorias por hora. Correndo a 8km/h, gasta-se em média 560 calorias/hora. Uma corrida leve na esteira gasta em média 490 calorias por hora. Já uma caminhada gasta cerca de 250 calorias por hora

- Bicicleta ergométrica: um esforço vigoroso na bicicleta ergométrica gasta em média 875 calorias por hora. Já pedalar moderadamente gasta 490 calorias por hora. Pedalando bem leve, gastamos cerca de 385 calorias por hora.

- Bicicleta: Pedalando vigorosamente numa bike gastamos cerca de 700 calorias por hora. Já pedalando moderadamente gastamos cerca de 560 calorias por hora. Já pedalar bem leve, a menos de 16km/h, gasta-se cerca de 280 calorias por hora.

- Musculação: um treino vigoroso de musculação gasta em média 420 calorias por hora. Já um treino misto de musculação intercalado com exercícios aeróbios gasta em média 560 calorias por hora. Um treino bem leve de musculação gasta cerca de 210 calorias por hora.

- Natação: Nadando de forma intensa gastamos cerca de 700 calorias por hora. Já nadar de forma moderada gasta em média 490 calorias por hora.

- Hidroginástica: gasta-se em média 280 calorias por hora de atividade.

- Pular corda: pulando corda de maneira intensa gastamos cerca de 840 calorias por hora. Já pulando moderadamente gasta-se cerca de 700 calorias por hora.

- Futebol: jogar futebol de maneira recreacional gasta em média 490 calorias por hora.

- Volei: jogar volei recreacionalmente gasta em média 210 calorias por hora. Já o volei competitivo gasta aproximadamente 560 calorias por hora.

- Tênis: Jogar tênis gasta em média 490 calorias por hora. Já o squash gasta cerca de 840 calorias por hora.

- Boxe: uma hora de boxe intenso gasta em média 840 calorias. Já dar socos num saco de areia por uma hora gasta aproximadamente 420 calorias.

- Basquete: jogar basquete por uma hora competitivamente gasta em média 560 calorias. Já o basquete por lazer gasta cerca de 420 calorias/hora.

- Handball: uma hora de handball intenso gasta cerca de 560 calorias.

- Artes marciais: Uma hora de prática de Jiu-jitsu, Judô, Karatê ou Tae-kwon-do gasta em média 700 calorias.

- Skate: Andar de skate durante uma hora gasta em média 350 calorias.

- Dançar: dançando por uma hora gastamos cerca de 315 calorias.

 

Fontes: UOL e portal da Educação física.