O que é melhor: musculação ou corrida?

Muitos alunos me perguntam qual atividade é melhor: musculação ou corrida. Na verdade vai depender do seu objetivo. Os exercícios aeróbicos possuem algumas vantagens e desvantagens em relação ao treinamento resistido (musculação). Abaixo irei listar os principais aspectos:

- densidade óssea: os dois tipos de treino promovem um bom aumento da densidade óssea, fator importantíssimo para prevenção de osteoporose na terceira idade.

 

- percentual de gordura: o exercício aeróbico promove uma boa diminuição da gordura, enquanto a diminuição na musculação é um pouco menor (mas ainda há redução no percentual).

 

- massa magra (musculatura): Não ocorre aumento no exercício aeróbico, enquanto no resistido ocorre um bom aumento

 

- força: ocorre pouco ou nenhum aumento no aeróbico, enquanto no resistido ocorre muito ganho de força.

 

- HDL (colesterol "bom"): ocorre pouco aumento em ambos os tipos de treino

 

- LDL (colesterol "ruim"): ocorre diminuição dos níveis em ambos os tipos de treino.

 

- triglicérides: ocorre uma boa redução nos níveis com o treinamento aeróbico, e uma diminuição razoável com o treinamento resistido.

 

- Freq. Cardíaca de repouso: ocorre uma boa dininuição com o treinamento aeróbico. Com a nusculação não há diferença significativa.

 

- Pressão arterial durante o repouso: ocorre uma pouca ou nenhuma diminuição com o treinamento aeróbico. Com a musculação não ocorre.

 

- VO2 maximo: aumenta muito com o treinamento aeróbico e pouco com o resistido.

 

- resistência: aumenta muito com o treinamento aeróbico. Com a musculação ocorre um bom aumento

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios de cada tipo de treinamento, opte pelo qual mais lhe agrada com relação aos seus objetivos. Minha dica é fazer ambos se possível.