Por que é difícil aumentar a panturrilha?

 

 

Muitas pessoas se queixam sobre a pouca eficiência dos exercícios para a panturrilha. Algumas pessoas treinam por muitos anos sem que ocorra um aumento efetivo desta musculatura. Analisando o corpo humano, podemos identificar porque isso acontece: O músculo da panturrilha (tríceps sural) é composto pelo m. sóleo e os mm. gastrocnêmios. Durante o movimento de flexão plantar, ocorre o encurtamento desta musculatura (contração muscular). Tudo como o natural em todas as outras articulações do corpo exceto por um detalhe: o tipo de alavanca usada. 

 

No corpo humano, a maioria das alavancas usadas para a produção de movimento contra uma resistência é do tipo interpotente. Isso significa que força aplicada pela musculatura está próxima ao ponto fixo do movimento (por ex. na flexão de cotovelo, o ponto fixo está no ombro e a força é efetuada pelo m. bíceps e pelo m. braquial, e a carga está na extremidade - as mãos) Ocorre que a alavanca utilizada na flexão plantar é do tipo interresistente: o ponto fixo é a ponta dos pés, a força é executada pelo m. tríceps sural e a carga está sobre o eixo do corpo, muito próxima portanto do ponto de apoio. Isto dificulta a produção de força do músculo. É como se tentássemos levantar uma tábua apoiada em uma extremidade com uma pedra entre o lugar onde fazemos força e o ponto de apoio. 

 

O ideal para quem quer aumentar a musculatura da panturrilha é utilizar cargas bastante elevadas e realizar mais repetições, e de maneira mais lenta. Dessa forma tentamos amenizar os efeitos desta alavanca interresistente. Faça isso no seu treino e me conte o resultado. Mas lembre-se: de maneira nenhuma treine o mesmo grupo muscular todos os dias, isso só trará fadiga muscular e nenhum benefício em hipertrofia. Além disso, conte sempre com a supervisão de um profissional de educação física para minimizar os riscos e prevenir lesões durante os treinos de musculação.