Posso treinar musculação e corrida juntos?

Uma discussão comum na área de Ed. Física é a de se treinar musculação e corrida concomitantemente, o popular treinamento concorrente. A  questão não é fácil de ser respondida, uma vez que existem muitos estudos controversos na literatura da área.

 

Uma coisa parece certa: se o treinamento aeróbio for muito intenso, ocorrerá menor hipertofia devido à diminuiçâo nas reservas de glicogênio muscular, resultando em um menor ganho de força. Em estudos presentes na literatura, quando a frequência semanal de treinamento aeróbio era no máximo 4 vezes na semana e o volume de treinamento não era elevado, não ocorreu prejuízo sobre o treinamento de força. Já quando essa frequência semanal era maior ou o volume/duração do treinamento aeróbio eram elevados, ocorreu sim prejuízo ao ganho de força e hipertofia.  Estudos ainda revelam que o treinamento concorrente produzia ganhos de força maiores se realizado em dias alternados, em comparação ao treino aeróbio e de força realizados no mesmo dia.

 

Desta forma, parece correto afirmar que o treinamento aeróbio intenso prejudica os ganhos de hipertrofia. O que parece ser abominável para a maioria dos homens, pode ser uma estratégia bem interessante para as mulheres que não querem ficar "musculosas".