Qual a melhor postura no agachamento?

Executar o agachamento quando seguramos uma barra ou o fazemos no smith não é uma tarefa fácil. A manutenção da postura correta é fundamental para ativarmos a musculatura que desejamos trabalhar.

Muitos professores prescrevem o exercício enfatizando que o joelho não deve passar a ponta dos pés. Existem inclusive algumas matérias em sites e revistas falando sobre o assunto, apontando isso como um "erro de técnica" (como por exemplo esta: https://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/14802-reconheca-e-corrija-os-erros-da-musculacao/4 ), o que não é verdade.

Biomecanicamente, a posição da carga (barra) em relação ao eixo corporal faz muita diferença no recrutamento muscular. A figura abaixo mostra que quanto mais inclinado o corpo para a frente, menor a distância entre a posição da barra e os joelhos, resultando em menor trabalho do m. quadríceps femural (parte anterior da perna) e maior trabalho do glúteo. Já quando a barra está mais distante do joelho (primeiro desenho), a ativação muscular do quadríceps é maior e a do glúteo menor.

Sendo assim, o mais importante é adequarmos a técnica de exercício de acordo com a musculatura que queremos dar mais enfoque. Também é importante frisar que quanto mais inclinamos o tronco para frente no agachamento, maior a sobrecarga na coluna. No agachamento, essa sobrecarga é de aproximadamente 3,5 vezes o peso corporal do praticante, uma das mais altas dos exercícios de musculação (para quem tem hérnia de disco, por exemplo, o agachamento com a barra é um exercício que se deve evitar).