Qual é a quantidade diária necessária de proteínas na dieta?

Quem gosta de treinar pesado já deve ter escutado algum conselho do tipo: "você precisa comer muita proteína!". Ok, as proteínas são importantes pois fornecem aminoácidos essenciais ao organismo. Mas qual é a quantidade diária necessária deste macronutriente?

 

Primeiramente, vamos entender um pouco mais sobre elas. As proteínas estão presentes em todas as células. 20% do peso do músculo (ou 50% se não contarmos o peso dos líquidos) é devido às proteínas. São formadas através de combinações de aminoácidos. Os aminoácidos nos fornecem energia, atuam na construção dos tecidos e na formação de enzimas, hormônios e anticorpos, e também na regulação de processos metabólicos. Cada grama de proteína fornece 4 kcal.

 

As proteínas podem ser encontradas em animais e vegetais. Carnes possuem cerca de 20 a 25% de teor protéico. O leite de vaca possui 3%, a soja, 40%, o feijão de 20 a 25%, e arroz bramco (cru), 7%.

 

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre as proteínas, vamos à resposta da pergunta do post:

 

A quantidade diária necessária de proteínas para adultos até 60 anos é 0,8g para cada quilo de peso corporal. Para adultos acima de 60 anos a quantidade diária necessária sobe para 1,6g/kg de peso corporal. Já para atletas de força, a quantidade diária necessária é de 1,6 a 1,8 g/kg peso corporal. Em atletas de resistência, essa quantidade fica em torno de 1,2 g/kg peso corporal.

 

Com estas dicas, você poderá calcular melhor a quantidade de proteínas necessárias na sua dieta, e evitar uma possível sobrecarga renal devido ao excesso de proteínas.