Qual o melhor exercício para os glúteos?

Mais uma vez eu venho aqui falar sobre exercícios para um determinado grupo muscular. Dessa vez, para agradar as mulheres, discutirei sobre os exercícios para glúteos.

A musculatura glútea é formada por 3 músculos: glúteo máximo, gluteo médio e glúteo mínimo. O glúteo máximo é responsável pela extensão da coxa e rotação lateral. Já os glúteos médio e mínimo são responsáveis pela abdução da coxa e pela rotação medial.

 

Então vamos aos exercícios que transformarão seu glúteo mínimo em máximo: (trocadilho besta)

Segundo estudos eletromiográficos, a ativação muscular do glúteo é mais intensa nos exercícios de stiff e agachamento completo. O grande problema é que estes são exercícios avançados e que geram grande compressão discal na coluna vertebral. No agachamento, essa compressão é da ordem de 3,5 vezes o peso corporal do executante, enquanto no stiff essa compressão sobe para 5 vezes o PC.

 

Então qual seria a melhor estratégia para trabalhar os glúteos? O ideal é começar com exercícios mais básicos, como o 4 apoios (coice) ou a cadeira abdutora. Depois, com o progresso do executante, introduzir os exercícios de stiff e agachamento completo, porém a princípio com pouca carga, para primeiro se familiarizar com o movimento. Após o executante mostrar domínio da técnica, a incremento da carga deve ser progressivo, à medida em que o exercício se torna fácil.

 

Portanto, mulheres, procurem sempre a supervisão do professor para evitar acidentes, não tenham pressa para obter resultados e tenham determinação para seguir uma rotina diária de treinamento. Assim vocês poderão concretizar o sonho do verão sem kanga =)

 

Abraço e bom treino!