Qual o treino adequado para atingir seu objetivo?

Muitas pessoas têm duvidas quanto ao tipo de treino indicado para atingir seus objetivos. Muitos executam o mesmo treino que aprenderam no primeiro mês de academia (que normalmente é o básico 3x15). Abaixo listo os objetivos e os números de séries e repetições indicadas para incrementar seus resultados

- Adaptação: este tipo de treino é indicado para quem está iniciando uma atividade ou voltando após um longo período sem treinar (mais de um mês). O ideal é realizar de 2 a 3 séries de 15 a 20 repetições em cada exercício.

 

- Hipertrofia: este tipo de treino é indicado para quem quer ganhar massa muscular. O ideal é que se realize entre 3 e 5 séries de 6 a 12 repetições para cada exercício.

 

- Resistência: este tipo de treino é indicado para quem quer definir a musculatura, sem o aumento da mesma. O ideal é realizar de 3 a 5 séries de 15 a 30 repetições para cada exercício.

 

- Força: este tipo de treino é indicado para quem quer ganhar força muscular sem grandes aumentos de massa. O ideal é realizar de 4 a 6 séries de 1 a 5 repetições.

 

Procure sempre variar os exercícios a cada 4 semanas, para evitar a "acomodação" do músculo ao estímulo. Procure a orientação de um profissional na elaboração do treino para maximizar seus resultados.