Supino e suas variações. Qual o melhor exercício para o peitoral?

Os exercícios para o peitoral são os preferidos por boa parte dos homens. O Supino em especial é um exercício que a maioria executa, juntamente com suas variações (inclinado e declinado). Um estudo de Barnett (1995) avaliou, através de eletromiografia, a atividade muscular do peitoral, do deltóide e do tríceps durante a execução do supino reto, supino inclinado, supino declinado e desenvolvimento. Os resultados serão apresentados abaixo:

- Peitoral (porção clavicular - superior): O Supino reto e o inclinado possuem praticamente a mesma intensidade de ativação do Peitoral (0,5 e 0,52 IEMG respectivamente). No declinado e no desenvolvimento essa ativação é menor (0,33 e 0,29 IEMG respectivamente).

- Peitoral (porção esternal - inferior): O Supino reto possui a maior intensidade de ativação do peitoral (0,55 IEMG). Inclinado e declinado aparecem com praticamente a mesma intensidade de ativação (aproximadamente 0,4 IEMG) e o desenvolvimento aparece com 0,05 IEMG apenas (quase nula).

- Deltóide anterior: O desenvolvimento possui a maior intensidade de ativação do deltóide (0,8 IEMG), seguido do inclinado (0,7 IEMG), do reto (0,5 IEMG) e do declinado (0,4 IEMG) (valores aproximados).

- Tríceps braquial: O supino reto possui a maior ativação do tríceps (0,7 IEMG), seguido do declinado (0,6 IEMG), desenvolvimento e vertical (aproximadamente 0,4 IEMG).

Conclui-se que as variações são eficientes para mudar o estímulo da musculatura e para quem deseja trabalhar alguns músculos específicos de maneira mais ou menos eficiente. No entanto vale lembrar que não conseguimos isolar totalmente a musculatura em quaisquer dos exercícios, portanto devemos ter atenção ao programa de treinamento para evitar a sobrecarga e as lesões. A supervisão de um personal trainer é fundamental para garantir o foco na musculatura desejada.